02. 03.

domingo, 4 de abril de 2010

O poder da mídia e do público.




Elis Ribeiro



Você já parou pra pensar o quanto a sociedade compra o que a mídia vende?
Quem nunca ouviu falar de Big Brother Brasil?Quem nunca viu sequer um dia do programa?
A mídia cai em cima, tem propaganda o dia inteiro sobre o BBB, que deixam as pessoas com vontade de saber o que vai acontecer naquele dia à noite.
Fora isso, ainda tem os produtos Big Brother Brasil, camisetas estampadas, malas, mochilas, toalhas, cobertores, roupão e até mesmo o robô do BBB.
Programas desse tipo chamam atenção pela curiosidade, ou voyeurismo do ser humano, também por meios de prêmios que o programa oferecia aos seus públicos, as pessoas tinham que ligar para um número e se fosse sorteada e acertasse a pergunta feita pelo apresentador ganhava um carro, mas claro, as ligações eram pagas com direito a impostos.
Já pararam pra pensar em quantas pessoas ligavam pra tentar ganhar o premio e quanto dinheiro não ganharam com isso? Quem dá o prêmio, o programa ou o público? Quem é que paga o prêmio do grande vencedor do programa? A Rede globo? Ou você que dá audiência e contribui ligando pra votar ou para ganhar os prêmios?
A cada BBB a audiência é cada vez maior, a cada ano tem uma estratégia nova para atrair o público.
Outro exemplo são os CDs de trilha sonora, de novelas então que passa todos os dias as musicas referente a cada personagem, e na capa colocam a foto do personagem principal ou o mais bonito. Já pararam pra pensar na qualidade disso? Quanto sucesso não fez a musica do grupo “Calcinha preta - Você não vale nada mas eu gosto de você? “E quantas vezes você ligou o rádio e essa musica estava tocando? Em quantos programas de TV ela tocou e até ganhou o premio em programa de TV como melhor musica do ano, e por quê? O publico compra.
A moda também é vendida, mulheres procuram os colares que as atrizes Lilia Cabral e a Alinne Moraes usam na novela Viver a Vida, não só os colares, como roupas, cortes de cabelo, maquiagem e etc.
Nessa visão também entra o sensacionalismo das tragédias que acontecem, como no caso da Susana Richthofen, a garota que matou seus pais a facadas, ou da morte de Eloá, a menina que é assassinada pelo ex namorado e o caso da menina Isabella morta pelo pai que à jogou pela janela, são fatos que deram muito ibope, muito dinheiro e que os telespectadores acabaram comprando, as mídias usam de seu poder, além da sensibilidade das pessoas.
A mídia tem o poder da venda e o público de comprar ou não. Pensem nisso.

12 comentários:

Camila Dias,  4 de abril de 2010 às 15:15  

A vida é feita de escolhas e como tudo na vida as escolhas tem que ser feitas com cuidado e atenção. Acompanhar realitys shows já faz parte da rotina da massa, mas pessoas pensantes sabem que podem mudar e escolher qualquer outra coisa para assistir ou simplesmente desligar a TV. Temos mesmo que tomar cuidado com a influência que deixamos a mídia ter nas nossas vidas!

Boa Ellis!!!

Carla Augusto,  4 de abril de 2010 às 16:24  

Realmente o que a mídia mais faz nos dias atuais é tentar ( e conseguir) vender produtos e pessoas.
Essa é uma coisa que já não dá mais para frear, afinal as pessoas são viciadas em televisão e gostam mesmo de comprar certos produtos na esperança de ficarem pareceidas com tal atriz.
O que é muito ruim é que a midia não vende apenas coisas boas, ela não usa apenas causas boas para ganhar dinheiro e um bom exemplo disso é o caso da menina Eloa que praticamente virou um Big Brother Brasil durante os 5 dias de sequestro.
Só que poucas pessoas conseguem discernir o que a mídia pode trazer de bom ou de ruim para suas vidas.

Mariana,  4 de abril de 2010 às 20:52  

Esses são exemplos da indústria cultural.
A mídia quer vender, vender e vender.
E se utiliza dos mais impressionates artifícios para isso. Claro que compra quem quer. Mas infelizmente em muitas situações somos tragados para aquele determinado fato. Um ex: quem não ficou sabendo que o Dourado venceu o BBB, mesmo sem ter acompanhado o programa, ou que o casal Nardone foi condenado sem assitir a telejornais. A mídia nos atinge mesmo sem irmos até ela. Cabe a nós filtrar as informações e
aproveitar o que realmente importa.
Mariana

Patrícia Barreto 5 de abril de 2010 às 17:57  

Concordo com a Mariana. A mídia nos atinge mesmo sem irmos até ela. Ela está infiltrada nas cabeças das pessoas, quais já não conseguem viver sem a mídia, infelizmente deixando com que esta as influenciem (nem todos).
Mas, devemos aprender a filtrar e utilizar apenas informações que são realmente úteis!
Patrícia

Ilda Monteiro 5 de abril de 2010 às 18:56  

O que a mídia faz é simplesmente vender imagens nos intervalos de sua programação, usando de celebridades para fazer comerciais, o que vem mudando cada vez a rotina de vida das pessoas, o público passa adquirir certos produtos simplesmente por está associado ao seu ídolo ou por está na moda.
Concordo que compra quem quer, mas muitas vezes o público é seduzido pelos artefatos que a mídia oferece.

Irailda

Flávia Valéria 8 de abril de 2010 às 13:03  

Ainda que sem querer, estas informações e comentários do cotidiano nos atingem sim, as pessoas falam o tempo todo de assuntos repetitivos, seja no ambiente de trabalho, de estudo, no transporte. E indiretamente nos mantêm informados, mas como já foi dito, o importante é filtrar o que serve para alguma coisa e deletar o resto...

3º RP UNISA 9 de abril de 2010 às 15:55  

A mídia sempre vai nos atingir. Como a Flávia disse, o bombardeio de informações e assuntos repetitivos ficam em nossa cabeça, além de nos 'incitar' a comprar e querer saber de tudo.

A mídia nos estimula, no 'coordena'. Será que algum dia a mídia vai tomar outro rumo? Ou então, nos instigar a comprar e querer coisas que realmente são as nossas necessidades?

Bianca Esposito.

3º RP UNISA 9 de abril de 2010 às 15:55  
Este comentário foi removido pelo autor.
Izabella Nanni,  11 de abril de 2010 às 01:14  

Elis, concordo com você, a unica coisa é que a audiencia do BBB está menor, inclusive esse ultimo foi o que deu menos audiencia. A dimensao da popularidade que tivemos do BBB 10 foi criada na internet. A NetBBB, como é conhecida, é composta com dezenas de blogs.

"A mídia tem o poder da venda e o público de comprar ou não."
Disse tudo.

Anônimo,  11 de abril de 2010 às 19:14  

Muita boa a sua colocação Elis.
A mídia nos atinge mesmo sem querermos, cabe a nós deixarmos ou não nos contaminar por essa sedução que nos é imposta.

Ellen Baltazar

Cristina Okuma,  21 de abril de 2010 às 18:18  

Mídia, mídia, mídia, vamos mudar de curso?

Confesso que sou meio influenciada pela mídia, não por programas, mas estilos de vida, roupas... mas enfim, estamos aprendendo a diferenciar certas coisas para não sermos mais marionetes.
Pessoas consumistas acabam sendo um pouco mais influenciadas, mas cá entre nós, quem nunca comprou algo que nunca usou???

Márcio 27 de abril de 2010 às 01:54  

Caros,

Vivemos numa sociedade em que o grande Fato Social que nos une globalmente é a mídia.
A mídia tem para nós hoje, seres interconectados, a mesma importância que a Igreja Social tinha para os mais diferentes povos na Europa na Idade Média.
As narrativas transmídias - lembram desta aula? aquelas adaptadas de um meio para outro meio - estimulam entre outras coisas o consumo desde DVDs e pay per view sobre programas até outras quinquilharias.
Este crossmedia faz com que consumamos tudo que a mídia veícula: desde produtos anunciados em intervalos comerciais até a cor do esmalte que as mulheres usarem neste último verão -e vcs não fugiram destas tendências - usadas pelas personagens princiapais, bonitas e boazinhas das novelas da Globo...

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